Beverly Hills Cop




Admito que tenho um gosto especial por filmes da década de oitenta. Não escondo que objetivamente, como obras cinematográficas, grande parte dos meus favoritos pouco ou nada valem. Ninjas, zombies, slashers, são “guilty pleasures”, amores antigos que eu vejo com nostalgia de um tempo mais inocente onde olhava maravilhado para o ecrã e não me preocupava com a qualidade das representações, os planos do realizador ou a qualidade do argumento. Talvez, paradoxalmente, fosse aí que senti mais intensamente a verdadeira paixão pelo cinema, o fascínio pela sua magia que a idade de certa forma me tirou, fazendo-me encarar a 7ª arte com um olho por vezes demasiado critico.
Mas aqui, não exagero quando afirmo que estamos perante uma obra prima do cinema. Falo claro, dentro do seu género, mas, como o tempo provou, é às vezes mais difícil fazer um bom filme de entretenimento puro do que se pode pensar. É fácil imaginar que bastam umas piadas, uns tiros e está feito um êxito. Mas, mesmo que o público de hoje em dia seja pouco exigente, o grande teste é o tempo e aqui temos o grande trunfo de “Beverly Hills Cop”.
Um filme que se mantém fresco e em que nenhum elemento envelheceu. As piadas funcionam como na sua estreia em 1984. Isto porque o humor é baseado nas interações das personagens, no timing dos atores e na química do elenco. E que elenco! Cada papel foi interpretado na perfeição. O filme é todo de Eddie Murphy, obviamente. Um Eddie com fome de sucesso, jovem, em forma e no topo do seu jogo. Murphy cria Axel Foley, dá-lhe um carisma próprio, uma personalidade cativante e consegue compor uma personagem que ficou na história do cinema. Axel é um tipo de gargalhada fácil, que faz partidas, mas sempre de forma inocente, quase infantil e mente, mas sempre com um sorriso nos lábios que o torna irresistível. No fim do filme ele mudou as outras personagens e tornou-se seu amigo e nosso também.
Mas todos aqui brilham. Até Serge, o excêntrico empregado da galeria de arte, um papel com duas cenas e algumas linhas de dialogo fica na retina, de tal forma que voltou a aparecer na sequela. E que dizer do “Inspector Todd”, o chefe de Axel em Detroit, o homem que praticamente criou a figura do chefe do policia rebelde dos anos 80! Não esquecendo os dois vilões, Steven Berkoff como o educado e elegante Victor Maitland e Jonathan Banks (de Breaking Bad) como o seu capanga ameaçador!
Mas, mais perfeito ainda é o trio de John Ashton, Judge Reinhold e Ronny Cox (Robocop). Judge como o inocente Billy Rosewood, e Ashton e Cox como o “straight man” para as piadas de Murphy. Eles dão verdadeira vida a estas personagens e atrevo-me a dizer que contribuem tanto como Murphy para o sucesso do filme. É um elenco, um “gang” e não só Eddie. Acho que é o maior elogio que lhes poderia dar.
A história é simples, mas nem por isso fraca. O argumento tem uma trama superficial, mas sem grandes falhas. Não é um filme para pensar muito. Tem um ritmo perfeito onde nenhum momento é desperdiçado e a ação nunca diminui. Todas as cenas avançam a história e constroem as personagens. As relações entre as personagens evoluem de forma realista e há um arco belissimamente executado. No final acreditamos que estes homens se tornaram amigos, nada parece forçado e as personagens evoluíram. Por vezes não vemos algo tão bem planeado em “chamados” filmes sérios.
Também a música merece reparo. A típica banda sonora dos anos oitenta, que fica no ouvido e é ideal para o estilo do filme.
Na verdade, custa-me encontrar algo aqui que não funcione. É uma obra divertidíssima, leve, com um elenco fantástico e uma personagem inesquecível. Já não os fazem assim… infelizmente.  



Comentários

Mensagens populares